| Telha-Energia-Solar |
A telha geradora de energia solar da construtora Eternit foi registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no final de dezembro do ano passado (2021). A Eternit Solar foi desenvolvida em e passou por um processo de ajuste de geometria com o objetivo principal de permitir a incorporação de células fotovoltaicas.
Esteticamente, as telhas são onduladas e levemente planas no topo das ondulações, que é onde as células solares são integradas, formando um único grupo de 2,44m x 1,10m. Com 142,2 Wp (Watt Peak), a nova tecnologia produz mais energia por telha sem a necessidade de muitas telhas na casa pequena.
O gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit, Luiz Lopes informou que:, com a potência da Eternit Solar, apenas 4 a 6 telhas já podem atender às necessidades de uma pequena casa, enquanto o restante do telhado pode ser composto de telhas de fibrocimento.
A empresa realizou projetos piloto em diferentes tipos de propriedades para avaliar o desempenho das telhas e sua adequação a diferentes clientes.
Foram realizados testes pilotos em:
Comunidades;
Casas populares;
Construções sem telhado aparente;
Instalações comerciais;
Postos de gasolina;
Galpões;
Projetos na área agrícola;
Projetos na área aviária.
Após uma análise bem-sucedida desses projetos-piloto, a empresa determinará um plano de marketing para a telha solar que atenda à expectativa da empresa de que o produto atinja um alto potencial de mercado devido à sua compatibilidade com as telhas convencionais de fibrocimento.
Fonte: Ciclo Vivo
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Eternit